domingo, 15 de julho de 2012

Olimpíadas - O Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil fez sua estreia nas Olimpíadas em 1920, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, representado por 29 atletas inscritos em cinco modalidades: natação, remo, salto ornamental, tiro e polo aquático. Na viagem, a pequena delegação brasileira (os atletas e mais três treinadores) passou maus bocados. A bordo do navio Curvello, cedido pelo Governo Federal, a viagem levou um mês até a cidade belga, e os atletas tiveram que competir com equipamentos emprestados, já que algumas armas foram roubadas e outras, danificadas.
Na volta, a equipe de tiro trouxe na bagagem a primeira medalha de ouro do Brasil. O capixaba Guilherme Paraense (1884-1968) conquistou o ouro na pistola de tiro rápido e bronze na pistola livre, com uma equipe integrada por Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Fernando Soledade e Afrânio da Costa. Esse último ainda ganhou a prata na pistola livre.
Desde 1920, o Brasil só não participou das Olimpíadas de Amsterdã, na Holanda, em 1928, devido a crise financeira que o país atravessava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário