segunda-feira, 13 de agosto de 2012

GEOGRAFIA 8o. ano - A economia canadense

PROVÍNCIAS DO CANADÁ


A economia do Canadá é marcada pela intensa extração de recursos naturais, pela agropecuária moderna e altamente produtiva e pela industrialização dependente dos Estados Unidos.

  • Os recursos naturais
O subsolo canadense é rico em recursos minerais, como urânio, cobre, ouro, magnésio, chumbo, zinco, ferro, petróleo e gás natural. Da Floresta Boreal obtém-se a madeira, que é a matéria-prima para várias indústrias, como as de construção, de móveis e de papel.
O Canadá ocupa o primeiro lugar no ranking da produção mundial de papel e celulose. A extração da madeira realiza-se em áreas reflorestadas, com técnicas e equipamentos de ponta.
A grande disponibilidade de recursos hídricos permite ao Canadá obter energia elétrica barata, produzida por hidrelétricas em várias províncias.


  • A indústria
A industrialização do Canadá começou durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), impulsionada pela retração da produção europeia, e se intensificou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), motivada, sobretudo, por investimentos dos Estados Unidos.
A proximidade geográfica e o processo de colonização dos dois países facilitaram a vinculação das economias.
Toronto, Montreal e o Vale do Rio São Lourenço, onde se localiza Ottawa, são áreas mais industrializadas do Canadá. Lá se concentram indústrias siderúrgicas, automobilísticas, metalúrgicas, de papel e celulose, de maquinaria pesada, de eletroeletrônicos e de bens de consumo não duráveis. A região de Vancouver, no oeste, também é um importante centro industrial, com indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e de papel.


  • A agropecuária
A produção agropecuária do Canadá emprega tecnologia de ponta e alto grau de mecanização, o que lhe assegura alta produtividade. Destacam-se três regiões de produção agropecuária no país.

Região das Planícies Centrais
Os terrenos relativamente planos e os solos ricos favorecem a produção de trigo, aveia, cevada e centeio, em propriedades com alto índice de mecanização. Esses fatores colocam o Canadá entre os maiores produtores e exportadores mundiais de trigo e cevada.
A exportação é facilitada por uma ampla rede ferroviária que liga as áreas produtivas ao Porto de Montreal, às margens do Rio São Lourenço, de onde os produtos seguem principalmente para os países europeus.

Região dos Grandes Lagos e do vale do Rio São Lourenço
Predominam a pecuária leiteira e a agricultura do tipo familiar, com destaque para a produção de frutas, hortaliças, cereais, batata e beterraba. A produção tem como destino os centros urbanos das proximidades.

Região da Colúmbia Britânica
A produção agropecuária dessa região é inferior à das outras, destacando-se a cultura de frutas e de alguns cereais para abastecimento do mercado interno. A principal atividade é a extração de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário