sexta-feira, 27 de abril de 2012

LI E RECOMENDO - O DIÁRIO DE NINA

Por Natasha Lima

Emprestei o livro da escola.

Ele retrata a história de Nina, uma menina soviética, nos momentos em que o povo soviético vivia sobre o terror stalinista.

Mas é, mais, um livro sobre os limites do ser humano. Nina acaba contando a micro história, mas não somente a de seu país, também a da sua vida.

Nina é uma garota incomum, mas ao mesmo tempo tão normal! Para se ter uma ideia, ela passa boa parte do tempo falando sobre garotos, como se comportam, etc. Ela se apaixona muito rápido!

Eu teria desistido do livro se ele fosse só isso, mas não é. A personagem do livro é complexa. Ela não aceita a posição da mulher na sociedade da época. Ela tinha sede de saber, era uma pessoa com sonhos. Só que para agradar os amigos (principalmente as meninas), acaba se comportando de um jeito diferente do seu verdadeiro "eu".

Aos 13 anos, Nina não deixava de aproveitar a sua adolescência, mas já se mostrava uma garota inteligente e madura, e impressionava a todos pela maneira rápida de entender tudo o que ocorria.

O problema é que o terror era em Moscou, cidade onde morava com seus pais. Nina ao ver os bombardeios começa a se desesperar, então como uma forma de proteção e desabafo resolve escrever um diário sobre tudo o que seu povo sofreu durante 5 anos (1932-1937) no domínio de Stalin.

Seu diário não era uma forma de protesto e sim uma maneira de buscar ajuda dentro de si mesma.

E eu que pensava que este tipo de sofrimento só acontecesse em filmes e novelas, descobri neste livro que isto também ocorre na vida real, com pessoas desconhecidas, mas guerreiras, capazes de sobreviver, apesar de toda crueldade de uma guerra.

Um livro fantástico capaz de prender e emocionar qualquer leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário