sexta-feira, 19 de outubro de 2012

GRUPO DE ESTUDOS - Os rios

Os rios são muito importantes como fonte
de água, navegação, lazer, irrigação, alimento e
geração de energia elétrica.
O território brasileiro é rico em rios que se
distribuem por várias bacias hidrográficas.

Os rios têm sido extremamente importantes para as sociedades humanas. Várias cidades surgiram em suas proximidades e utilizaram suas águas para o desenvolvimento da agricultura.
Os seres humanos usam as águas dos rios para o abastecimento de residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, para o lazer etc. Elas também podem ser empregadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, como bebidas e remédios.

  • Hidreletricidade
Um importante uso da água dos rios ocorre na produção de energia elétrica, por meio da construção de barragens que formam grandes lagos artificiais.




Grande parte das usinas hidrelétricas brasileiras
situa-se na Bacia do Paraná, atendendo
principalmente ao grande consumo de
energia da Região Sudeste do Brasil.




Barragem da Usina Hidrelétrica
de Barra Bonita, no município de mesmo
nome, estado de São Paulo.



Nas usinas hidrelétricas a água represada é aproveitada para movimentar as turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade.


  • Agricultura e navegação
Nas áreas agrícolas, a água é usada para irrigação e para higiene e tratamento dos animais.
Os rios também são usados para navegação. Os rios que mais favorecem essa atividade são os de planície, porque percorrem regiões em que o relevo é relativamente plano, não apresentando quedas d'água.
Quando o rio é de planalto, com diferenças de níveis, os seres humanos constroem eclusas, que funcionam como "elevadores de navios", permitindo a navegação.




  • Principais bacias hidrográficas do Brasil
O Brasil possui várias bacias hidrográficas. As mais importantes são a Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco.


    • A Bacia Amazônica

É a maior bacia hidrográfica do mundo, cobrindo cerca de 45% do território brasileiro. Abrange, além do Brasil, territórios de Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Guiana Francesa.
O principal rio da Bacia Amazônica é o Amazonas, considerado o mais extenso do mundo e o de maior volume de água.
As águas dos rios da Bacia Amazônica são usadas principalmente para a navegação. Muitos desses rios apresentam grande potencial de geração de energia elétrica, que é pouco aproveitado. A construção de usinas hidrelétricas pode causar danos ao meio ambiente amazônico, representando uma ameaça à preservação da floresta.

    • A Bacia do Paraná
A Bacia do Paraná é formada pelo Rio Paraná e seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema, Peixe e Iguaçu. Ela apresenta rios de grande potencial para produção de energia elétrica e transporte. Dezenas de hidrelétricas foram construídas na área dessa bacia. A principal delas é a de Itaipu, atualmente a maior do mundo.
As hidrelétricas da Bacia do Paraná abastecem de energia a Região Sudeste, a mais industrializada e urbanizada do Brasil.

    • A Bacia do Tocantins-Araguaia
É a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a Usina de Tucuruí, no estado do Pará.

    • A Bacia do Uruguai
O principal rio dessa bacia é o Uruguai, que marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também entre o Brasil e a Argentina e entre o Uruguai e a Argentina. A Bacia do Uruguai tem bom potencial para a geração de energia elétrica e o transporte.

    • A Bacia do São Francisco
O principal rio dessa bacia, o São Francisco, apresenta muitas quedas d'água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica.
Entre as usinas dessa bacia, as de Paulo Afonso, Sobradinho, Xingó e Luiz Gonzaga fornecem a energia que abastece a Região Nordeste, e a de Três Marias atende a uma parte da Região Sudeste.
O Rio São Francisco é o único rio perene (permanente) que cruza a região mais seca do Brasil, o Semiárido. Suas águas são usadas para a irrigação de plantações, e no trecho mais plano do seu curso, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA), é realizada a navegação.

Vista aérea de plantações irrigadas em Petrolina, Pernambuco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário